Skip to content

TRAJES SOCIAIS

04/06/2009

Trajes Sociais são ternos de cor escura. O blazer ou paletó de cor diferente da calça é considerado traje Esporte Fino. Os ternos do tipo jaquetão, ou seja, paletó trespassado de abotoamento duplo (com 4 ou 6 botões) caiu em desuso. Os ternos da hora são os paletós de 2 ou 3 botões com cortes italianos, mas os clássicos ainda são bem aceitos e mais econômicos.

Quanto aos ajustes dos ternos seguem algumas dicas:

Recomendamos muito cuidado com o que se lê na Internet. Há muita confusão e informações desatualizadas. Por exemplo: O site Oficina da Moda fala algumas bobagens quando o assunto é terno. Confundem comprimento de manga com comprimento de paletó e misturam comprimento de calça com tipo de barra (simples ou italiana). Vejam o que se fala sobre comprimento:
O comprimento perfeito do terno causa muitas polêmicas, já que costumamos ver muitos erros nas ruas. O tamanho ideal da manga deve acabar exatamente na junção do pulso com a mão, isso porque a camisa que ele usar ficará 1 cm para fora.”
O comprimento de um paletó é aquele que vai da base da gola até o barrado. Existem ternos curto (C), médio (M) e longo (L) para pessoas de diversas alturas. Admite-se que o comprimento acabe na altura entre os dedos polegar e indicador. Há até uma tendência para os mais jovens usarem paletós bem mais curtos do que o padrão. Esta decisão ou escolha tem a ver com algumas condições dos biótipos da pessoas, tais como pernas curtas ou longas e até estilo pessoal (identificação). Manga, por seu turno, independe do comprimento do paletó, pois está relacionada ao comprimento do braço.
Alguns autores mais antigos (do tempo dos nossos avós) ainda defendem as mangas curtas na junção do pulso com a mão (é como se fosse uma calça de pescador). Achamos que isto possa estar relacionado a informações desatualizadas de livros como o “Elegância e o Homem Casual” de Fernando de Barros que faleceu em 2002. Depois disto seu filho, Fernando Valeika de Barros, fez uma coletânea dos escritos do pai jornalista e escreveu o “Manuel da Elegância” que foi elaborado com base na moda do início da década de 90. Tudo desatualizado depois de quase 20 anos. E assim muitos seguem esta linha, até mesmo ícones como Ricardo Almeida, Glorinha Kalil e outros estilistas e cerimonialistas famosos.
Quanto às barras das calças o site Oficina da Moda diz:
A barra italiana é aquela mais grossa e aparente. Deve ser excluída do guarda roupa dos baixinhos, apesar de ser extremamente elegante, ela encurta dando a impressão de que a pessoa é menor do que é.”
Ao nosso ver as barras ilatianas devem ser excluídas definitivamente do vestuário masculino, não importando se você é baixo ou alto. Isto não se usa mais. Não é mais considerada “extremamente elegante” com já foi no passado. Use as barras simples na altura do chão quando estiver descalço. Neste ponto a Oficina da Moda tem razão ao dizer que as barras devem ficar onde a sola do sapato começa. Assim as meias com certeza não vão aparecer (rs). É claro que fora isto há outros fatores a considerar como corte, acabamento e caimento. Nem sempre é tão simples comprar um terno como dizem. Oportunamente falaremos deste assunto.

3 comentários leave one →
  1. 08/06/2009 15:27

    posso citar seu blog em um dos meus posts?valew abraços

  2. 01/08/2009 23:59

    Olá,Acho que aprendi hoje com vc, pois considerava básico o comprimento de mangas de terno na altura do pulso, mas acho que estou defasada tb, rs.Vc não acha que uma manga cujo comprimento acabe na altura entre os dedos polegar e indicador seja muito comprida?Quanto à barra italiana concordo plenamente.Aconteceu uma história engraçada há um tempinho atrás.Meu marido foi comprar um terno no shopping numa loja elegante e o vendedor perguntou a ele como seria a barra.Imediatamente ele me ligou indagando e eu respondi sem sombra de dúvida que a barra italiana não está se usando há muito tempo e o vendedor antenado disse a mesma coisa para ele, rs.Um abraço,Luiza

  3. 01/10/2009 00:25

    fiquei totalmente com duvida em relação com a altura certa da manga do palitó , por favor me esclareça.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: